Um homem, o coach explicando como o coachee deve agir de acordo com o plano no quadro. Processo de coaching

Coaching: Pirâmide ou Importante Ferramenta

Antes de tudo, sendo simples e direto: coaching pode ser os dois, uma ótima ferramenta e/ou também uma pirâmide. Em outras palavras, é fato que ele é uma ótima ferramenta para as pessoas. Porém, pessoas mal-intencionadas utilizam-no em estratégias não profissionais.

A situação dele é como a situação da área de vendas, por exemplo. Vendedores não tem boa fama, mas é fato que eles são uma força fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

Nesse sentido, você precisa ficar esperto(a) para não cair em roubadas. Portanto, procure conteúdo de qualidade e que, de preferência, não tentem te vender nada. A venda não é algo errado, até recomendo que você compre um curso ou processo da área. Mas se você aprende em lugares sem objetivos em lucrar, é óbvio que não tem risco de levarem seu dinheiro. Como, por exemplo, este blog que tem objetivo de apenas compartilhar conhecimento.

Então, voltando ao conteúdo que nos interessa: afinal, o que é coaching e como ele pode te ajudar?

O que é Coaching?

coach apontando para o quadro e explicando para a coachee em processo de coaching

Sobretudo, ele é um processo de desenvolvimento que tem como objetivo auxiliar pessoas a alcançarem seus objetivos pessoais e profissionais. Desse modo, através de conversas e ferramentas específicas, o coach, ajuda o coachee a identificar seus pontos fortes e fracos, a superar desafios e a alcançar todo o seu potencial.

  • Coach – profissional qualificado, pessoa que coordena o processo.
  • Coachee – cliente, pessoa que sofre o processo.

Em outras palavras, imagine uma pessoa em uma sessão com um psicólogo. Só que, ao invés de tratarmos de problemas, estamos tramando um plano estratégico para o seu “upgrade”. Fundamentado em diversas matérias, pegamos conhecimentos da psicologia, neurologia, gestão, administração, entre outros, e aplicamos em um processo focado em seu sucesso.

Aliás, quando digo “sucesso”, isso significa: vasculharmos sua mente para encontramos um desejo real (um objetivo, uma aspiração), elaborarmos um plano, botarmos em prática e a companharmos a evolução até a conquista do objetivo. Interessante não? 😀

Ok, é muito mais difícil e conturbado que a descrição acima, afinal, se obter tudo o que se deseja fosse fácil, todo mundo teria tudo e ponto final. Mas o fato é: algumas pessoas são bem-sucedidas e outras não. Dizer que elas fizeram pilantragem ou que nasceram em berço de ouro é uma ótima desculpa e pode até ser verdade em vários casos. Mas desculpas não são motivos para fazer Você desistir dos Seus sonhos.

Como é o curso?

O curso de coaching é um curso de especialização. Ou seja, a depender da escola, tende a durar em torno de 3 a 6 meses, com muita aula teórica. Geralmente online, onde você não tem precisa seguir um cronograma de tempo, apenas estudar e no final fazer uma prova geral. Caso passe, consegue um certificado de coach cedido pela escola.

Além disso, muitas escolas exigem um teste prático para o certificado, como realmente pegar uma “cobaia” e realizar um processo de coaching com esta pessoa, do início ao final. Mas não precisa ficar com medo, pode ser um parente ou um amigo. Além disso, você não precisa realizar uma transformação na vida da pessoa, é apenas a sua primeira vez e este teste é mais para quebrar a inércia e fazer muitos perderem esse medo da primeira vez.

Por que eu me formei como coach?

Pessoa como exemplo de liderança de um grupo como exemplo de bom gestor.

Bem, não foi para trabalhar na área, nem todo coach é… um coach. Pra falar bem a verdade, eu tenho o sonho de me tornar gerente um dia, coordenar pessoa e tudo mais. No coaching, existem informações valiosas como tratar as pessoas, como motivar, como auxiliar cada “tipo” de personalidade, etc. A fim de gerir um grupo da melhor forma possível.

Sendo assim, percebemos que nem todo coach formado, irá trabalhar na área específica de coaching. Mas sim, esta formação é muito utilizada como curso de especialização para áreas gerenciais e também de forma particular, para que a pessoa faça um auto-coaching e/ou possa utilizar sempre que desejar em sua vida particular.

Pessoas Famosas que Utilizam Coaching

Muitas pessoas de sucesso, como atletas de alto desempenho, CEOs de grandes empresas e artistas, utilizam coachs para alcançar seus objetivos. Bill Gates, Oprah Winfrey e Serena Williams são alguns exemplos.

Além disso, se você pensar bem, no esporte, todo grande time possui um técnico. Ele é um coach, só que coletivo e focado em objetivos esportivos. Ele é um profissional que discute estratégias, disciplina, metas, resultados, tratamento de erros, foco e etc.

Do esporte ao executivo, um gerente pode ser um exemplo de coach, ja que ele deve possuir conhecimentos básicos da área. Mesmo que ele não saiba que determinado conhecimento é conteúdo de estudo do coaching.

Por que o Coaching é Tão Importante?

Em um mundo cada vez mais competitivo e exigente, este processo te oferece diversos benefícios:

  • Foco e clareza: Ajuda a definir objetivos claros e a criar um plano de ação.
  • Desenvolvimento pessoal: Estimula o crescimento pessoal e profissional.
  • Superação de obstáculos: Ensina a lidar com desafios e a encontrar soluções criativas.
  • Aumento da autoestima: Fortalece a confiança em si mesmo.
  • Melhora no desempenho: Aumenta a produtividade e a eficiência.

Coaching e Empreendedorismo

coach nos negócios, emprendedora coachee

O coaching é um grande aliado dos empreendedores. Ao trabalhar com um coach, o empreendedor pode:

  • Desenvolver uma mentalidade empreendedora: Adquirir as habilidades necessárias para ter sucesso nos negócios.
  • Superar desafios: Lidar com os obstáculos que surgem no caminho.
  • Tomar decisões estratégicas: Analisar as melhores opções para o seu negócio.
  • Aumentar a sua rede de contatos: Conhecer pessoas que podem te ajudar a crescer.
  • Se gosta do tema: Iniciar Um Negócio: O Guia Completo E Prático.

Coaching e Finanças Pessoais

Ele também pode ser uma ferramenta poderosa para quem deseja organizar suas finanças e alcançar a liberdade financeira. Um detalhe, o coach financeiro, assim como o coach de vida, coach esportivo, dentre outros, são especialistas que possuem um conhecimento maior em determinada área.

Assim o coach financeiro, além de todas as ferramentas e estratégias de um coach normal, também possui conhecimentos financeiros apurados e poderá te ajudar a:

  • Criar um plano financeiro: Definir suas metas financeiras e criar um plano para alcançá-las.
  • Gerenciar suas dívidas: Desenvolver estratégias para quitar suas dívidas e evitar novas dívidas.
  • Investir seu dinheiro: Aprender a investir seu dinheiro de forma inteligente.
  • Veja também: Investimentos Para Iniciantes: O Necessário.

As Principais Ferramentas do Coaching

Todavia, este processo é uma jornada de autodescoberta e crescimento, impulsionada por ferramentas poderosas que auxiliam o coach e o coachee a alcançar resultados extraordinários. Descubra algumas das principais ferramentas utilizadas nesse processo:

quadro ilustrado com diversas ferramentas e itens de um processo coaching

  • Perguntas poderosas: É o início de tudo. Através de perguntas abertas e desafiadoras, o coach estimula a reflexão e a busca por respostas profundas e verdadeiras.
  • A roda da vida: Essa ferramenta visual representa diferentes áreas da vida, como carreira, relacionamentos, saúde, etc. E ajuda a identificar quais áreas precisam de mais atenção.
  • Objetivos SMART: Estabelecer metas claras, específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo definido é fundamental para o sucesso no coaching.
  • Análise SWOT: Essa ferramenta clássica de planejamento estratégico ajuda a identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, tanto pessoais quanto profissionais. Bastante utilizado também em análise de projetos empresariais.
  • To do list: A simples e famosa lista de tarefas, que se usada de forma correta, pode fazer toda diferença. Eu não vivo sem a minha.

Essas são exemplos de ferramentas frequentemente utilizadas para auxiliar no processo, mas além dessas existem outras inúmeras. Elas podem ou não, serem utilizadas no processo, tudo depende da estratégia a ser abordada e as características do coachee – o cliente.

Conclusão

Por fim, o coaching é um conjunto de ferramentas valioso para quem busca crescimento pessoal e profissional. Portanto ao trabalhar com um coach qualificado, você pode desbloquear todo o seu potencial e alcançar seus objetivos mais ambiciosos.

Lembre-se: Nem todo mundo que se diz coach é realmente qualificado. Pesquise bem antes de contratar um coach e escolha um profissional que seja certificado e tenha experiência na área.

Compartilhe suas experiências com coaching nos comentários! Você já fez? Qual foi o resultado? Qual sua opinião sobre o tema?

E se curte esse tipo de conteúdo, vai gostar do nosso canal: Sucesssologia com Edu Pinheiro.

Editor do blog Sucessologia e canal no Youtube Sucessologia com Edu Pinheiro. Coach formado, técnico em eletrônica, superior em processos gerenciais, cursando Engenharia de software e apaixonado por um futuro motivador e ideal para todos, desenvolvido através do estudo sobre pessoas bem-sucedidas e como elas, e você, podem chegar lá.

Publicar comentário