7 Ideias de Negócios de Baixo Investimento

Antes de tudo, essas 7 ideias de negócios de baixo investimento é um post feito para aqueles que estão com pouco dinheiro. Empreendedores sem experiência que precisam se reerguer gastando o mínimo possível. Pessoas que não são especialistas em qualquer nicho, mas são focados e podem aprender.

Assim como podem acabar, logo mais, contratando um especialista no assunto para a empresa que deve crescer. Ou seja, a ideia é que o negócio seja escalonado, podendo iniciar pequeno e com o tempo, vir a ser um grande negócio.

Sobretudo, desfrute de cada ideia e seja criativo(a), adaptando cada uma delas para o seu mundo. Ou seja, se você mora em uma cidade pequena, por exemplo, opte por um sistema de vendas de forma online. Pois isso vai fazer você ter acesso a uma demanda de clientes que cresce, sem se limitar.

Definindo o perfil das ideias de negócios

Desse modo, bora conhecer melhor o perfil das ideias dessa lista. Por fim, eles estão dentro de limites que foram feitas para o perfil do empreendedor indicado acima e estão listados logo abaixo:

  • Investimento financeiro: Muito baixo, ou seja, de 0 a R$1.000,00 para início.
  • Investimento de tempo: Muito alto, ou seja, turno integral.
  • Retorno: Comum, ou seja, escalável de acordo com experiência e tempo de trabalho.
  • Tamanho: Pequeno, uma peça de casa ou aluguel de um espaço mínimo.
  • Burocracia: Baixa, ou seja, sem demanda de contratação de serviços terceirizados.
  • Facilidade de pôr na prática: Fácil, ou seja, necessita poucas mudanças para início das ações.
  • Tendência: Fixa ou em crescimento.
  • Escalabilidade: Alta, ou seja, podendo inciar rápido e fácil, e crescer muito ao longo do tempo.
  • Localização: Variável, ou seja, sem precisar estar bem localizado.
  • “Know how” (Conhecimento) inicial: Alta ou média, no máximo fazer cursos grátis durante algumas semanas.
  • Riscos: Baixo, ou seja, que não envolva necessidade de contratação de serviços terceirizados.

1. Vender Produtos Artesanais: Sua Arte pode virar Renda

Acima de tudo, este é para os amantes das artes. Você possui criatividade? Possui algum talento para mostrar às pessoas? Desenha, esculpe, cria coisas bonitas, faz crochê, ou qualquer outra coisa assim… Se faz algo assim ou tem algum talento pra isso, talvez devesse considerar abrir um negócio na área.

Exemplos: Produtos artesanais em geral, brechó com produtos com tricô e crochê, móveis artesanais, luminárias artesanais, quadros rústicos, pintura, artigos de decoração, pirografia, biscuit, desenhos com tupia em madeira, escultura em gesso, pedra, madeira, etc.

Pontos positivos:

O lucro aqui é maior do que a média dos negócios, portanto um belo diferencial. Além de facilitar o início, pois o custo do produto estará apenas nos materiais e não na mão de obra. Isso faz com que você possa aproveitar o lucro dos serviços e da venda. Trabalhar com arte, artesanato e outras funções manuais não repetitivas ainda pode ser um fator de desestresse no trabalho.

Pontos negativos:

Vai precisa estar com a criatividade em dia, se não… não terá produtos para vender. A arte pode ser considerada por muitos um talento, mas pode vir a ser desenvolvida através de estudo e prática. Apesar de ser um ponto bom, esse estudo demora muito tempo, então procure investir nessa área se você já tem algum “talento” por aqui.

2. Serviços de Consultoria: Compartilhe o conhecimento

Acima de tudo, nesta área você precisa ser um perito em uma área, mas não pule ainda. Você pode ser um perito em um conteúdo pequeno e específico, sem abranger uma grande área. Por isso, com algumas semanas de estudo, sim, você pode virar um consultor, isso se você ja não for mestre em alguma área ou algum assunto.

Ainda tem dúvidas? Ok… Por exemplo, gestor de tráfego pago para negócios locais, precisa ser um expert, mas em apenas uma ferramenta do Google. Essa função existe e pode render muito dinheiro. Tem cursos a venda e muita instrução gratuita na internet se não tiver dinheiro para o curso.

Exemplos: Consultoria em contas, marketing, finanças, RH, vendas, construção de sites, gestão de redes sociais, logística, gestão de processos, adm, direito, e-commerce, branding, etc.

Pontos positivos:

O gasto é mínimo, uma vez que não existe custo com compra de matéria-prima. Um PC e uma boa internet são suficientes para fechar negócios e atender o cliente. Reaproveite o know how que você já tem ou faça um estudo de algumas semanas em área focada. Isso pode ser o suficiente.

Pontos negativos:

Exige know how, se não amplo, ao menos focado em uma sub área ou ferramenta. Uma boa internet é uma base, para que possa falar sem travar e para não perder reuniões com clientes.

3. Marketing Digital: Como Oferecer Serviços sem Gastar Muito?

Trabalhar com soluções digitais, sala com ar, na frente da tela do PC. Parece uma boa, tirando a concorrência… Sobre tudo, aqui, a questão é vender, só que ao usar a internet, utilizando plataformas digitais, como o Facebook, Instagran, Google Ads, etc. Lembre-se que você nem sempre vai saber as como funciona e está tudo bem. Existe muito material grátis na net.

Além disso, existem muitos sites que conectam pessoas com perícia e pessoas à procura desses serviços. Sobretudo no modo de freelancers. Todavia um ótimo início e forma para começar a pegar experiência na área caso ainda não tenha. Comece simples, após algum tempo vai estar pronto(a) para abrir sua própria agência.

Exemplos: gestor de redes sociais, mestre em SEO, estrategista digital, designer gráfico, developer de sites, mestre de email marketing, designer de UX, criador de conteúdo, copywriter, redator web, social ads, tráfego pago, afiliado, gestor de mídia, etc.

Pontos positivos:

Com seu PC e uma boa net você tem tudo. A depender do tipo de trabalho, apenas o celular e internet pode ser o bastante. Muito conteúdo grátis na net. Não precisa de um local físico, pode trabalhar de casa ou qualquer outro local com acesso à rede.

Pontos negativos:

A disputa aqui é grande. Muitas informações grátis não são de qualidade e podem acabar por atrapalhar ao invés de ajudar. Tome cuidado com os golpes. É preciso ter constância, pode se admirar de o quanto os ganhos com vendas onlines podem demorar a vir.

4. E-commerce com Dropshipping: Venda Sem Estoque e Com Baixo Custo Inicial

Pode ser um site de vendas normal, tudo bem. A diferença é que um site de vendas normal precisa de estoque. Enquanto o “dropshipping” (ou apenas drop) é um conceito que significa que você não precisa ter estoque e nem comprar produtos antes para revender depois.

Precisa apenas automatizar o processo, para que quando um cliente comprar um produto, o pedido passe de forma direta ao seu fornecedor e ele mesmo poderá fazer a entrega para o cliente.

Nesse modelo, você se preocupa apenas com a venda. Pois não é preciso aprender e gastar tanto dinheiro com os outros setores. Facilitanto a inserção neste mercado e o início do seu negócio.

Exemplos: loja de artesanato, de luzes, de importados, de roupas, de cosméticos, de livros, de itens para casa, de jogos, de qualquer coisa mesmo, qualquer tipo de produto, desde que você ache um revendedor online ou local que aceite o modo de entrega de dropshipping.

Pontos positivos:

Como dito antes e outros a frente, os pontos positivos é que irá precisar apenas do seu PC e uma internet. A net não precisa nem ser tão boa, ja que não vai trabalhar ao vivo, não tem encontros de vídeo ou afins.

Tudo poderá ser tratado pelo sistema,mensagens, e-mails, ou talez, ligações. Baixo custo, ja que você não precisa montar estoque, só se quiser. Não precisa se preocupar com nenhuma outra área, apenas vendas.

Pontos negativos:

Também tem muita concorrência, além do gigantes existentes no mercado. Os sistemas podem ser um pouco difíceis e surgirão muitas dúvidas, mas com o tempo é possível dominar o drop. A maioria dos fonecedores não trabalham dessa forma, por ser uma forma nova e ainda está em expansão.

5. Infoprodutos: Crie e Venda informações pela internet

Realmente, qualquer coisa que está dentro do seu PC ou celular, pode ser vendido. Já pensou em produzir filmes, ou desenhos? Uma boa forma pode começar pode ser utilizando o Youtube e vendo se o pessoal gosta, após isso poderá cobrar pela assinatura ou pedindo que as pessoas sejam membros do canal.

O estilo antigo de fazer filmes mudou, pinturas digitais podem valer muito. Algumas informações são verdadeiras jóias, uma nova língua não precisa ser aprendida na escola, você pode criar uma série de video-aulas. Além disso, até mesmo conversas do cotidiano de uma pessoa em especial podem ser vendidas como podcasts.

Exemplos: cursos online, cursos em vídeo, ebooks (livros digitais), audiobooks, animações, podcasts, webinars, tutoriais, templates, sites, designes, workshops online, filmes, plugins, softwares, firmwares, licenças, etc.

Pontos positivos:

Uma infinidade de tipos de produtos digitais podem ser criados com um computador ou celular e compartilhados via internet. Desde um simples audio até uma produção audio-visual, muitos produtos podem ter mercado aqui. A criatividade pode fazer a diferença.

Pontos negativos:

Alta concorrência. A produção do produto pode ser demorada. Alguns produtos podem não ser simples de vender.

6. Delivery de comida: quem não quer esse produto?

Desde a necessidade de comer algo até o desejo de comer algo gostoso, ou seja, as pessoas, precisam comer. O delivery é uma facilidade oferecida tanto para o cliente quanto para o empresário, uma vez que não será necessário investir em um espaço físico. Assim você pode iniciar utilizando a cozinha de sua casa, e algum investimento em marketing.

Exemplos: hamburgueres, massas, comida italiana, pizzas, sushi, comida japonesa, fast food, açaí, marmita, doces, sopas, etc. Todo tipo de comida pode ser realizado o delivery, desde que com as boas práticas para cada tipo.

Pontos positivos:

Gera experiência para um negócio físico, caso assim desejar. Opções para fazer uma franquia. Quem gosta de ser o mestre-cuca da família, pode ser uma boa. Pode escolher iniciar um tipo de prato mais fácil e depois escalonar para pratos mais sofisticados.

Pontos negativos:

Difícil de aumentar a produção, requer tratos mais complexos para isso. Franquias podem ser um problema caso esteja sob um contrato frágil. É preciso muita atenção para datas de validade e produtos com tratamento especial, uma vez que também estamos lidando com a saúde de nosso cliente.

7. Pets: quem não ama muito o seu pet?

Os pets exigem muito, desde veterinários até brinquedos. É um mercado imenso apenas para eles, além disso os tipos de pets pode estar se diversificando com a entrada de novas espécies, como ratos Twister, araras e até macacos estão fazendo parte de algumas famílias. Eles se adaptam bem, mas ainda assim, precisam de diversos produtos que os donos comprariam se tivessem oportunidade.

Já os pets tradicionais também não param de crescer. O Brasil é um dos países com mais pets no mundo, e com uma economia crescente e uma sociedade em evolução. Isso faz com que a tendência seja as pessoas gatarem mais e gastarem com questões de cuidados e comodidade para seus pets também.

Exemplos: medicina, roupas, brinquedos, acessórios, remédios, comida, nutrição, cuidados especiais, hospedagem, estética, SPA para pets, xampus, dog wlaker, creche para pets, etc.

Pontos positivos:

Mercado sólido e em crescimento. Mercado diversificado, oportunidade para um projeto pequeno de baixo investimento, como dog walker, e grande escalonamento, como uma clínica veterinária.

Pontos negativos:

Pode ser um mercado triste, se pensar nas questões de abandonos e mals-tratos. Vivendo num país, ainda com política e leis fracas, é comum ver clínicas veterinárias e outras empresas pets com fortes trabalhos em relação a doações e caridades para cuidar dos pets que são vítimas da crueldade humana.

Além disso, no mercado de brinquedos e comidas, você vai precisar de algumas certificações que custam caro se você quiser crescer e vender nos grandes mercados. Pois estará lidando com questões de saúde dos animais.

Conclusão

Seja qual for a ideia escolhida, procure seguir aquilo que você gosta. Fazer dinheiro é uma questão de o quanto você consegue levar o seu trabalho para uma quantidade maior de pessoas e causar maior impacto. Existem “catadores de lixo” com muito mais dinheiro do que alguns “médicos renomados”.

A questão não é a área que você escolhe, mas sim como você administra seu trabalho e como vai escalona-lo. Como vai vendê-lo, como vai entregá-lo, etc. Trabalhe com o que você gosta e não o que aparenta “dar” mais dinheiro. Você pode ser o cara na sinaleira vendendo trufas de chocolate para pagar as contas de casa ou então o dono da Cacau Show. Não depende do “o que” e sim do “como”.

Então, apenas escolha aquilo que você gosta. O “como vai fazer para te render bons frutos”, isso você poderá descobrir no caminho. Agradeço sua atenção, até o próximo post.

Editor do blog Sucessologia e canal no Youtube Sucessologia com Edu Pinheiro. Coach formado, técnico em eletrônica, superior em processos gerenciais, cursando Engenharia de software e apaixonado por um futuro motivador e ideal para todos, desenvolvido através do estudo sobre pessoas bem-sucedidas e como elas, e você, podem chegar lá.

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